Img: Cerimônia do chá faz tributo à simplicidade
26/03/2012

Cerimônia do chá faz tributo à simplicidade

A Cerimônia do Chá (tcha-no-yu) chegou ao Japão vindo da China no século XVI. Neste rito, todo e qualquer movimento possui um significado de valorizar e purificar os utensílios, a sua beleza e a alma da pessoa. Para o povo japonês, é uma disciplina mental para conseguir chegar ao wabi (estado mental na qual a pessoa é calma e feliz, com profunda simplicidade). É, ao mesmo tempo, um acontecimento em que são essenciais a forma e a graça.

Tudo isso poderá ser apreciado durante a Festa do Akimatsuri 2012, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril. Em um tatame especial, montado dentro do Pavilhão Agrícola, o ritual será realizado. As mulheres que aprendem todos os movimentos em aulas dadas no Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes, acompanham aquelas que há cerca de 50 anos repetem a cerimônia, como Kazue Kowajima, de 83 anos, que desde 1963 faz o famoso chá e também as ikebanas que enfeitam o espaço.

“Eu aprendi o ritual quando criança e até hoje tenho os utensílios de porcelana que ganhei de minha tia que morava no Japão. Reuni outros artigos, claro, mas os antigos são mais especiais”, conta a japonesa que veio para o Brasil com quatro anos de idade.

Em sua casa há uma sala especial com tatame e armário para armazenar o natsumê (pote para guardar o chá), chasen (misturador de chá), hishaku (concha para água) e chashaku (colher de chá).

Segundo a tradição nipônica, a Cerimônia do Chá é um ritual que deve ser cumprido com boa vontade e simplicidade. No Japão, os convidados devem chegar antecipadamente para se proceder ao ritual. São sentados numa sala pequena e simples e desligados da agitação do cotidiano.

A etiqueta tcha-no-yu tem regras que são meticulosamente cumpridas. Aqui não há lugar para materialismos. Tanto convidados como anfitriões não podem pisar o tapete onde ocorre a cerimônia (tatami) se tiverem brincos, relógios ou anéis.

Kazue diz que, na festa, quem quiser experimentar o chá pode passar pelo pavilhão. “O objetivo da cerimônia é agradar a pessoa convidada. E é assim que queremos agradecer a presença dos visitantes”, ressalta.