Financiamento Logo Patrocinadores Oficiais

O Festival de Outono - Akimatsuri

A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festival.

Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo.

Histórico
O Akimatsuri é um dos festivais mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, (apenas 50 minutos da Capital) pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.

Frente a esse objetivo, o Akimatsuri mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais. Como em todos os anos, tem uma grande programação de shows e eventos que, além de entreter, dão a oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial.

Outra importante tarefa atribuída ao Festival de Outono - Akimatsuri é a divulgação da atividade agrícola da região. Em um espaço reservado, chamado de Pavilhão Agrícola, agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira bem diferente. Flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos transformam-se em artigos de decoração, destacando-se pela criatividade e originalidade

Patrocínio
Se o Pavilhão Agrícola encanta os olhos dos nossos visitantes, a Praça de Alimentação os prende pela diversidade nos pratos. No total, são 25 boxes com iguarias típicas japoneses, produzidas com o mais alto rigor de qualidade e higiene. Os pratos, em sua grande maioria, são comercializados pelas associações membros do Bunkyo que aproveitam a oportunidade para reverterem renda para suas atividades internas.

Outro momento que merece destaque no Akimatsuri é o ritual do tooro nagashi (barquinhos de isopor confeccionados com uma vela ao centro). É um dos rituais típicos japoneses mais antigos. No Japão é realizado no mês de agosto no Dia de Finados, por acreditar que as almas dos falecidos retornem às casas de seus familiares na data. Por esta razão, é celebrado o ritual para rezar pelas almas dos antepassados e a necessidade da luz da vela é para conduzir a alma para o lugar de onde veio com segurança.

Nessa ocasião tem-se o costume de pedir por saúde, proteção e prosperidade. Esta prática começou há séculos, mas se tornou muito popular após a explosão da primeira bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão. Os barquinhos foram confeccionados para homenagear e lembrar as vítimas da explosão e solicitar a PAZ. Assim, hoje, é conhecido como um meio de se transmitir mensagens de paz e confortar os espíritos dos mortos de cada família.

Em sua 32ª edição, o Festival de Outono - Akimatsuri transformou-se em mais do que um festival agrícola e cultural. É também um grande Centro de Negócios ideal para empresários que querem expor seus produtos ou marca, conseguindo divulgação para um público de mais de 80 mil pessoas.

App Ticket
banner vertical
Bunkyo - Associação Cultural de Mogi das Cruzes
Rua Presidente Campos Sales, 230
Vila Industrial • Mogi das Cruzes • SP
CEP 08770-210
Telefone : (11) 3907-8829
E-mail secretaria Bunkyo:
bunkyo.mogidascruzes@gmail.com
Imprensa: Linha Fina Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Carla Ortiz
Telefones:
(11) 2758-8018
(11) 97543-5784
9832-1542 (Tim)
E-mail: linhafina@linhafina.com
BUNKYO ▪ Associação Cultural de Mogi das Cruzes ▪ Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial sem prévio aviso.

Desenvolvimento: