Img: Último final de semana do Akimatsuri tem shows, concurso mirim, exposições e comidas típicas
13/04/2022

Evento abre para o público às 10 horas. Cantor Joe Hirata é uma das principais atrações do sábado (16)

Uma boa dica de passeio para quem vai ficar na região durante o feriado prolongado é o Festival de Outono Akimatsuri. Sábado e domingo são os últimos dias do evento japonês, que é um dos maiores do Estado.  A programação está repleta de atrações japonesas, com shows de tambores japoneses (taiko), danças folclóricas, cantores famosos dentro da comunidade nikkei, além de uma grande variedade gastronômica – são mais de 30 boxes de alimentação – oficinas culturais, estandes com produtos, mini-shopping com importados e a tradicional exposição hortifrutigranjeira com itens agrícolas do Alto Tietê.

“Temos muitas opções de entretenimento, em um espaço amplo e agradável para curtir bons momentos em família ou junto dos amigos”, destaca o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes e coordenador do festival, Frank Tuda.

Na programação está o concurso de Miss e Mister Akimatsuri Júnior, que começa às 16 horas do sábado. Crianças de 6 a 9 alunos, com ascendência japonesa, de escolas da rede pública e particular de Mogi das Cruzes disputarão o título de Miss, Mister, Princesa, Príncipe e Simpatia. “É uma atração à parte ver os pequenos dando um show de talento no nosso palco”, comenta Frank.

Já às 20h30, quem sobe ao palco é o cantor Joe Hirata. Com ele, se apresentarão diretamente do Japão, os cantores Roberto Casanova e Marcia Nishie. “Vamos repetir uma experiência em um dos eventos on-line promovidos pelo Bunkyo, que foi muito bem aceita pelo público, pelo entrosamento, dinamismo e talentos destes três grandes cantores”, afirma o coordenador do festival.

Já no domingo, o palco do AKimatsuri fica mais alegre e colorido com atrações que resgatam a cultura da província mais animada do Japão, Okinawa. Entre as atrações convidadas, está a escola de dança Saito Satoru Ryubu Dojo, conhecida na comunidade japonesa pelo figurino fino, expressões e muitos movimentos corporais. As coreografias são por conta do professor Satoru Saito, ícone da cultura okinawana, por aplicar toda a beleza e a espiritualidade nos passos de dança.

Além dos shows que acontecem no palco, o visitante pode participar das atividades culturais do Bunkyo, como Cerimônia do Chá, Ikebana, Shodo, Origami, Mangá e fazer um pedido no Tanabata, além de conferir estandes de serviços e produtos, artesanatos que fazem parte do projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes.