Img: Akimatsuri tem público de 34 mil pessoas no primeiro final de semana
09/04/2018

Akimatsuri tem público de 34 mil pessoas no primeiro final de semana

O 33º Festival do Outono Akimatsuri recebeu aproximadamente 34 mil pessoas no primeiro fim de semana de evento, realizado no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, no bairro da Porteira Preta, em Mogi das Cruzes. Nos dois dias de festival cerca de 30 atrações se apresentaram durante todo o dia. O Akimatsuri continua no próximo fim de semana (14 e 15 de abril) das 10 às 22 horas no sábado e das 10 às 21 horas no domingo.

O festival começou com a cerimônia budista Ireissai e, em seguida, o grupo Ryuko Taiko – Grupo Fukushima iniciou a cerimônia oficial de abertura.

“O tema do Akimatsuri neste ano é Omonetashi, que é usada no Japão para representar a hospitalidade, o bem receber. E foi com esse propósito, de bem receber todos os visitantes, que trabalhamos durante meses. Sejam bem-vindos aos Akimatsuri 2018”, discursou o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda.

A abertura também contou com a presença do vice-presidente do Bunkyo, Roger Kayasima, do prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, do vice-prefeito mogiano Juliano Abe, do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, do ex-prefeito mogiano, Marco Bertaiolli, do prefeito de Suzano e presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi.

Além do cônsul do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, da presidente do Bunkyo de São Paulo, Harumi Arashiro Goya, além de deputados, vereadores, outros representantes da comunidade nipo-brasileira e de empresas patrocinadoras da festa. Os deputados federais Walter Ihoshi e Junji Abe foram homenageados no evento.

Parceria

Durante a cerimônia, o presidente da Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp), Fábio de Salles Meirelles, anunciou que a entidade fornecerá apoio financeiro e institucional para o Akimatsuri a partir do próximo ano. “Vamos incorporar o Akimatsuri no calendário das atividades da Faesp/Senar. Por isso, daqui para frente o festival pode contar com nosso apoio financeiro e institucional”, destacou.

Em seguida, foi realizada a abertura oficial do Pavilhão Agrícola, e o grupo percorreu os estandes do Centro de Negócios e a Praça de Alimentação.

Atrações

Quem esteve no Centro Esportivo no sábado pode aproveitar as apresentações de taiko, ginástica oriental, além do show com o ilusionista Kevin Iwassaki, que deixou o público intrigado com sua apresentação.

Ao final da tarde, uma multidão seguiu em direção a lagoa do Bunkyo com seus barquinhos para a cerimônia do Tooro Nagashi, que homenageia os antepassados. Cada um acendia a vela do seu baquinho e colocava na água, com pensamentos voltados para a família e desejando paz.

Quando a cerimônia acabou, já começava o concurso de beleza Miss Akimatsuri. A plateia animada, com cartazes e bexigas torceu muito e comemorou a vitória de Alessandra Yuri Takehana, 22 anos, de Mogi das Cruzes.

No domingo, o palco cultural recebeu as apresentações de danças, taiko e bandas que mesclam a tradição da cultura da ilha de Okinawa com a modernidade. Como a Heroes Sanshin Band, que tocou músicas tradicionais okinawanas com instrumentos típicos da Ilha, canções japonesas, a Escola de Música de Okinawa Yoshimura Takao Sanshin Kucho Kenkyujo e o Ryukyo Koku Matsuri Daiko Brasil – Okinawa Taiko.

Outro grupo que subiu ao palco no domingo e fez sucesso com o público foi o teatro japonês Kagura do Brasil, que apresentou um espetáculo inédito, que contou a saga de um monge em busca da raposa traiçoeira.

Expectativa

A expectativa para o próximo final de semana, segundo o presidente do Bunkyo mogiano é um público ainda mais “jovem e colorido”, uma vez que acontece pela primeira vez no evento o Concurso de Cosplay.

“Tivemos um ótimo primeiro fim de semana, com sol e tempo firme, e um público bastante animado com as atrações. Esperamos que o tempo continue bom para que todos possam aproveitar os últimos dias do evento e que todas possam curtir as novas atrações desse ano”, afirma.

O Akimatsuri continua no próximo fim de semana com cerca de 30 atrações. Estão programadas para o sábado as apresentações do cantor João Vitor Mafra (The Voice Kids 2017) e do apresentador Ryu Jackson (o Nuno do Zoo da Zu/ Discovey Kids), do cantor Joe Hirata, além do concurso Miss e Mister Akimatsuri Junior.

O último dia de festa terá apresentação de balé, danças japonesas, taiko e show com o cantor Ricardo Nakase e o concurso inédito Akiba Cosplay. A programação está disponível no site: www.akimatsuri.com.br

Patrocinadores

O 33º Festival Akimatsuri conta com o patrocínio oficial: Alfa Alimentos, Hospital Santa Maria, Braz Cubas e Kirin Ichiban. Patrocinadores: Correios, Caixa, Santander, Faesp, Sindicato Rural, Senar, Natal Transportadora Turística, Nachi, Grupo Samed, MN Própolis, Cetal, Sakura, Sansuy, Tinaga

O Akimatsuri conta o financiamento de empresas por meio da Lei nº 6959/14 (Lei Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.