Img: Akimatsuri começa no próximo final de semana com muitas atrações
30/03/2017

Akimatsuri começa no próximo final de semana com muitas atrações

Falta menos de uma semana para o maior festival da comunidade nipo-brasileira do Estado, o Akimatsuri, que acontece em Mogi das Cruzes, no bairro da Porteira Preta. A festa acontece nos dias 01, 02,08 e 09 de abril, com horário de funcionamento das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 21 horas, aos domingos.

Em sua 32ª edição, o Akimatsuri tornou-se uma referência cultural para os artistas nikkeis de diferentes regiões do país, que esperam com muita expectativa pelo evento. Para eles, o festival é a oportunidade de mostrarem o trabalho para um público estimado de 90 mil pessoas. Nos quatro dias de evento, apresentam-se cerca de 60 atrações no palco da festa, divididas entre grupos de dança, de taiko (tambores japoneses), músicos, grupo de teatro e cantores que fazem sucesso entre a comunidade nipo-brasileira.

Entre os nomes que despontam neste circuito é do jovem cantor Rick Akio, 33 anos. Sua primeira apresentação no Akimatsuri foi em 2013, ao lado dos músicos Bruno Maessaka e Kaori Kanegawa, que também fazem parte da programação cultural deste ano. Logo em sua estreia, Rick encantou o público pelo seu figurino exótico, sempre extravagante, luxuoso e com muito brilho. A inspiração veio do cantor Mikawa Kenichi, muito popular no Japão.

“As minhas apresentações no mundo musical começaram de forma um tanto quanto diferente. O meu professor de karaokê, o saudoso Hiroki Okada, já era famoso na comunidade japonesa por fazer a imitação do cantor japonês. Após o seu falecimento, fui convidado a prestar uma homenagem a ele, no show Kouhaku Utagasen, do Grupo The Friends, no Bunkyo de São Paulo. Seguindo os passos do meu professor, fiz a imitação de Mikawa Kenichi, caracterizado assim como ele canta em seus shows no Japão. A partir deste evento, começaram a surgir vários convites”, explica Rick. Em 2017, ele comemora oito anos deste personagem, que já se tornou sua principal característica nos eventos nikkeis.

No Akimatsuri, Rick se apresentará nos dois finais de semana. No primeiro dia do festival (01/04), às 16h30, com a participação especial da artista Beatriz Hikaru e do Taiko Infantil - Grupo Mary Nishimura. Já no dia 09/04, às 17 horas, com participação especial do Grupo Kiendaiko Taiko, de São Bernardo do Campo, do Hanabi Soran (grupo de dança) e das alunas da Academia Corpus Line, de Mogi das Cruzes.

“Em ambos os dias, levarei uma seleção de músicas que possuem significados de alegria e esperança, assim como o tema da edição do Akimatsuri deste ano, que é simbolizado pela palavra "Kibo", esperança em japonês”, revela o artista.

Outro nome que também está na programação artística do Akimatsuri é Teddy Shigueyama, cantor e dançarino, com repertório eclético e jovem, nos estilos: sertanejo universitário, J-pop e K-pop. Os shows acontecem no domingo, dia 02/04, às 14 horas, e no sábado, dia 08/04, às 18 horas. “A expectativa é muito grande, pois considero o Akimatsuri um dos maiores da colônia japonesa”, frisa.

Muitas bandas também estarão no festival, como Heroes Sanshin Band, que traz toda a alegria do povo de Okinawa, com interpretação de músicas típicas da Província, acompanhadas sempre do sanshin (instrumento japonês de três cordas).  O grupo trará um mix de canções japonesas e apresentará o "Katyashi”, um estilo de música contagiante. “Nosso foco é deixar um pouquinho da contribuição cultural okinawana por meio da música. Faremos um show bem divertido, especialmente para o público jovem” destaca Valdir Yukio Miashiro, um dos integrantes e fundador da banda. O show está marcado para o dia 02/04, às 14h30.

Diversos grupos de taiko (tambores japoneses) e de dança japonesa também estão confirmadas para o evento, que conta com o financiamento de empresas por meio da Lei nº 6959/14 (Lei Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.  A programação completa está disponível no site www.akimatusuri.com.br

Outras atrações do festival Akimatsuri

Além da variedade de shows, o Akimatsuri conta também com uma ampla Praça de Alimentação com diversidade de pratos orientais, um  Centro de Negócios com 130 estandesdivididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, alimentação, mini-shoppings e importados, e exposição agrícola com mais de 700 itens doados por cerca de 500 produtores de flores, frutas, legumes, hortaliças, cogumelos, ovos do Alto Tietê – região que faz parte do Cinturão Verde do Estado de São Paulo.

Ingressos on-line e com desconto para grupos

Quem quiser já adquirir o ingresso para a 32ª Festa do Akimatsuri pode fazer sua compra antecipada pelo sitewww.akimatsuri.com.br ou nos dias de evento na bilheteria da festa por R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), neste caso para estudantes com carteirinha, professores e pessoas a partir de 60 anos. Crianças até sete anos não pagam a entrada. As compras em grupo, pelo site, têm desconto especial. Estacionamento R$ 20,00.

32ª Festa do Outono “Akimatsuri”

Dias: 01,02,08 e 09 das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 21 horas, aos domingos.

Local: Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta, Mogi das Cruzes.

Informações pelo telefone (11) 4791-2022.