Img: Empresas podem usar Lei de Incentivo à Cultura para patrocinar Festa do Akimatsuri
31/01/2017

Festival japonês acontece na primeira semana de abril e deve reunir 90 mil pessoas

A Festa do Akimatsuri, realizada pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, foi um dos projetos selecionados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para a captação de recursos municipais. Com isso, pessoas físicas e empresas de Mogi podem doar até 20% dos valores pagos à Prefeitura por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS) ao evento e tornarem-se patrocinadoras.

“É um projeto de lei fantástico porque os recursos que serão doados já seriam pagos pelas empresas ou pessoas à Prefeitura. Mas, agora, é possível escolher onde será aplicado o dinheiro do imposto e associar a sua marca a um evento tão tradicional quanto o Akimatsuri”, comenta o presidente do Bunkyo, Frank Tuda. “Isso facilita a captação de recursos, que é imprescindível para realizar um evento do porte do Akimatsuri, cuja maior receita vem de  patrocinadores”, completa.

Como funciona

Para doar é preciso assinar um termo de compromisso indicando o valor e a periodicidade da doação e apresentar alguns documentos. No caso de pessoa física, a lista inclui o documento de identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão Negativa de Débito Municipal e o recibo de pagamento do IPTU. Já empresas devem apresentar o Contrato Social, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Certidão Negativa de Débito Municipal e recibo de pagamento do IPTU e do ISS, caso queira doar os dois impostos, e o Comprovante de Recolhimento Mensal.

A única restrição é para as empresas e/ou pessoas físicas que têm débitos municipais. As empresas que participam do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) não estão aptas a participarem da Lei de Incentivo à Cultura.

Contrapartida

Todos os patrocinadores, independente do valor doado, terão o seu logotipo e nomes em um banner na entrada do Akimatsuri. A cada R$ 500 em doação ou patrocínio direto, o patrocinador receberá 25 convites cortesias para qualquer dia do evento. Essa será uma bonificação do Bunkyo, e não faz parte da Lei de Incentivo.

Para os valores maiores, que corresponderem às cotas de patrocínio, haverá outras contrapartidas como aplicação em testeiras dos estandes, palco e demais pontos estratégicos, divulgação no site oficial e nos materiais promocionais, que circulam na região e em São Paulo.

Festa

A 32ª Festa do Akimatsuri acontecerá nos dias 01, 02, 08 e 09 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, localizado na Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta. Mais informações pelo telefone (11) 4791-2022 ou www.akimatsuri.com.br