Img: Deputado federal Walter Ihoshi é homenageado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes
23/09/2011

Deputado federal Walter Ihoshi é homenageado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes

Mais de 200 pessoas se reuniram na noite da última segunda-feira (14/03) para homenagear o deputado federal Walter Ihoshi (DEM) pelos trabalhos que tem desenvolvido junto à comunidade nipo-brasileira do Alto Tietê. O evento foi coordenado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes para agradecer todo o carinho que o parlamentar demonstrou durante seu mandato para com a região.

Nos últimos quatro anos, por meio de emendas parlamentares, conseguiu a liberação de mais de um milhão de reais para promoção de eventos e atividades que visam o resgate e o incentivo à cultura japonesa, entre elas o Akimatsuri, uma das maiores festas da comunidade nipo-brasileira do Estado de São Paulo.

“Sou grato por este gesto que a comunidade japonesa está fazendo e eu pretendo retribuir com muitos trabalhos daqui para frente, principalmente pela sólida amizade através dos bons projetos que temos na região do Alto Tietê”, frisa o deputado, que recebeu em 2010, durante  abertura oficial da 25ª edição do Akimatsuri, o Título de Cidadão Mogiano. A honraria foi em reconhecimento de seu comprometimento com a preservação da cultura japonesa e do apoio dado às associações nipônicas da região.

Participaram da solenidade autoridades e líderes da comunidade nipo-brasileira do Alto Tietê, entre elas o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Antonio Cuco Pereira (PSDB), representando o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, o deputado estadual Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS), o secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, Oswaldo Nagao,  os vereadores mogianos Pedro Komura (PSDB) e Olímpio Tomyama (PTB), além do presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Kiyoji Nakayama e demais membros da diretoria da associação.

Japão - Ainda durante o evento de homenagem, o deputado comentou do triste momento que passa o Japão com a destruição provocada pelo terremoto e tsunami e garantiu apoio ao país. “Nesta semana, teremos um encontro com o embaixador do Japão, em Brasília, com o Ministério das Relações Exteriores e Aeronáutica para buscarmos uma estratégia de ação que seja eficiente e ajude as vítimas desta tragédia. Queremos fazer a interlocução junto ao governo brasileiro e, como irmãos, darmos as mãos ao povo japonês”, frisa Walter Ihoshi.