Img: Lideranças contribuem para a realização da Festa de Outono Akimatsuri
07/04/2016

Lideranças contribuem para a realização da Festa de Outono Akimatsuri

Lideranças políticas têm figurado como grandes apoiadores para a disseminação e valorização da cultura japonesa no Brasil. Seja da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais, esse apoio é sempre muito importante para as associações que representam a comunidade nipo-brasileira, como avalia o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda. “São parcerias muito significativas e importantes nesta missão de manter viva as tradições, os costumes e os valores da cultura”, diz.

De acordo com ele, em especial para o Bunkyo de Mogi das Cruzes, a atenção de lideranças nikkeis tem sido fundamental para o sucesso e continuidade dos projetos culturais, como por exemplo, o Akimatsuri. Entre os nomes que se destacam, estão dos deputados Walter Ihoshi (PSD) e Junji Abe (PSD), que inclusive já são algumas das presenças confirmadas na 31ª edição do Akimatsuri, marcada para os dias 9, 10, 16 e 17 de abril.

“A festa já está consagrada em Mogi e região porque perpetua a cultura japonesa, muito apreciada, admirada, respeitada pelo povo brasileiro, que vê no japonês um povo trabalhador”. Ihoshi destaca ainda que o Akimatsuri ajuda não só a disseminar a cultura japonesa, mas também os valores orientais. “E no momento pelo qual passamos (politicamente), o valor propagado pelo japonês é um exemplo”.

Ihoshi, que prestigia há anos o Akimatsuri e já indicou quase R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a festa e neste ano intermediou o patrocínio de R$ 50 mil do Banco Bradesco, parabeniza o Bunkyo de Mogi – responsável pelo festival – pela iniciativa. “A gente fica muito feliz em ver o Bunkyo e as associações nipo-brasileiras fazendo festas como esta, o que demonstra mais uma vez a relevância dessa aliança Brasil-Japão”, disse, relembrando que este ano faz 108 anos da imigração japonesa no País.

Abe, completa, reforçando que a festividade “extrapola” em importância. “O Akimatsuri é uma demonstração de que nasceu pela força da nossa agricultura e de outros segmentos, como produção de ovos, flores ornamentais, hortifrutigranjeiros. E no transcorrer da história foi agregando outras atividades, comerciais, industriais e serviços. Esse evento é um dos mais visualmente importantes do Brasil e, claro, junta-se essa força agroindústria, comercial, de serviços é a cultura através de cantos, músicas, danças, que compõem o cenário dessa extraordinária cultura brasileira”.

Graças ainda à intermediação de Junji, a 31ª Festa de Outono “Akimatsuri” receberá recursos da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (Faesp) no total de R$ 50 mil. A informação foi recebida por Junji em março, após autorização do presidente da entidade, Fábio Meirelles. “É uma conquista extremamente em função de recursos”. Ele, integrantes da diretoria do Bunkyo e ex-presidentes do Sindicato Rural de Mogi estiveram reunidos com Meirelles recentemente para falar sobre a importância da dimensão da festa, que enaltecer a cultura nipo-brasileira e a agricultura. “Entendo que estes recursos, essa ajuda da Faesp, mesmo diante dessa crise toda é muito importante, inclusive porque ajudará a fazer uma bonita festa, estimulando a população a prestigiá-la cada vez mais”.