Img: Coordenador dos concursos de beleza Nikkei convida jovens do Alto Tietê para participarem do Miss Akimatsuri 2016
26/02/2016

Mais do que um concurso de beleza, o Miss Akimatsuri tem um papel importante na vida das jovens nipônicas que participam da seletiva. Além de abrir as portas para o mercado da moda, a  competição ajuda a melhorar a autoestima e aumenta a confiança e a desenvoltura das jovens.

A afirmação é do principal coordenador de concursos de beleza nikkei do país, Kendi Yamai, que, em Mogi das Cruzes, apresenta o Miss Akimatsuri,. Ele, que está há 15 anos percorrendo o país com a promoção desses concursos, diz que muitos pais das candidatas costumam agradecê-lo pela iniciativa porque percebem uma mudança comportamental positiva em suas filhas. “É, sem dúvidas um momento para evolução pessoal delas. Se não saem vencedoras, terminam o concurso muito mais seguras de si mesmo, o que é muito bom para enfrentar as adversidades do dia a dia”, frisa Yamai.

Desde que foi inserido na programação de shows e eventos, há oito anos, o Miss Akimatsuri tornou-se uma marca registrada do Akimatsuri e é sempre muito esperado por jovens que vislumbram uma carreira de modelo.  “Há garotas que se preparam ao longo do ano e levam muito a sério a competição porque sempre sonharam em ser miss e tem pretensões em continuar na área. Mas temos àquelas também que participam sem compromisso, só para conhecer,  fazer novas amizades e até mesmo uma homenagem à sua família”, completa o apresentador.

Ainda de acordo com ele, a vantagem em participar do Miss Akimatsuri é que a vencedora está automaticamente inscrita no Miss Nikkey São Paulo, que acontece no Anhembi, na capital, sempre no mês de junho, durante o Festival do Japão. Esta é uma seletiva para o Miss Nikkey Brasil, concurso de nível nacional, que acontece na sequencia do Nikkey São Paulo. No ano passado, a Miss Akimatsuri 2015, Marianne Mary Miyashita, foi condecorada a segunda princesa no Miss Nikkey São Paulo. “Grande parte das candidatas que participa dos concursos segue carreira, inclusive trabalhando no mercado de moda na Ásia. Outra já partem para outras áreas, não necessariamente a artística”, observa Yamai.

Marianne, por exemplo, é estudante de Engenharia de Produção, trabalha na área administrativa de uma indústria e, paralelamente, realiza trabalhos como modelo.

Desde a realização do primeiro evento em Mogi das Cruzes, em 2009, centenas de jovens já se inscreveram. Yamai relembra que tudo começou graças à comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, quando a região do Alto Tietê pode participar indicando uma jovem para participar do concurso em São Paulo. Foi feito uma seletiva regional e a escolhida pelos jurados para participar da prova nacional foi a mestiça Karina Eiko Nakahara, hoje, formada em Odontologia. Ela foi a grande vencedora do concurso e carrega o título de Miss Centenário Brasil-Japão.

“Além de divulgar a cultura e a beleza da descendência japonesa, a ideia era fazer a integração das comunidades nipo-brasileiras de forma regional, estadual e nacional. E, paralelamente a isso, abrir portas para as jovens que queriam seguir carreira artística ou de modelo”, destaca o idealizador.

Apesar de ter fomentado a ideia do concurso, a Comissão Organizadora do Akimatsuri é a responsável pelo evento regionalmente. “Participo mais quando a data do evento está próxima ou mesmo quando é necessário tirar alguma dúvida do pessoal”, esclarece o apresentador.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 8º Concurso Miss Akimatsuri vão até 13 de março (domingo). Jovens com idades entre 16 e 30 anos, descendentes de japoneses e que residem na região do Alto Tietê, podem se cadastrar pelo site www.akimatsuri.com.br. Só serão aceitas as inscrições de solteiras e que não estejam em regime de união estável. As menores de idade deverão apresentar autorização assinada pelo responsável legal, bem como uma cópia do documento de identidade, conforme orientações no site da festa. Todas as participantes precisarão preencher um termo de uso de imagem.

8º Concurso Miss Akimatsuri

Inscrições gratuitas até 13 de março pelo site: www.akimatsuri.com.br

Podem participar: jovens descendentes de japoneses, com idade entre 16 e 30 anos, residentes no Alto Tietê

Informações pelo telefone (11) 4791-2022

31ª edição do Akimatsuri: dias 09, 10, 16 e 17 de abril.