Img: Financiamento e Patrocinadores Img: Header

Notícias

Img: Preparativos para a 31ª Festa do Akimatsuri entram na reta final. Expectativa dos organizadores é de 90 mil pessoas
31/03/2016
Publicado por: Carla Ortiz

Preparativos para a 31ª Festa do Akimatsuri entram na reta final. Expectativa dos organizadores é de 90 mil pessoas

O Bunkyo de Mogi das Cruzes está em contagem regressiva para a 31ª Festa de Outono “Akimatsuri” que acontece nos dias 9, 10, 16 e 17 de abril, na Avenida Japão, 5919, bairro Porteira Preta, em Mogi. A expectativa dos organizadores é manter o mesmo número de público alcançado nos últimos anos - cerca de 90 mil pessoas.

 

No local do evento - Centro Esportivo do Bunkyo- os preparativos não param. O movimento dos funcionários terceirizados para os ajustes finais na infraestrutura é grande, bem como dos expositores que estão acertando os últimos detalhes da decoração de seus espaços.  No total, são mais de 100 estandes, divididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, mini-shoppings e importantes e alimentação.

 

Uma das novidades deste ano é que o estande de vendas de produtos agrícolas aumentou para aproximadamente 400 metros quadrados. A ideia da Comissão Organizadora do Akimatsuri é ampliar a oferta de itens para os visitantes da festa, que terão a oportunidade de comprar os melhores produtos hortifrutigranjeiros da região a preços de produtor.

 

Mudança estratégica

Este ano, o Pavilhão de Exposição Cultural e Agrícola, onde ficam expostos  os itens produzidos pelos agricultores da região foi integrado ao Centro de Negócios da festa e agora estará próximo ao palco de shows. A mudança de local, segundo o presidente do Bunkyo e coordenador geral do Akimatsuri, Frank Tuda, foi para melhorar o fluxo de visitantes no espaço. “Quem conhece o pavilhão sabe como é bonita a decoração. Só que infelizmente muitas pessoas deixavam de ir até o local por causa da distância. Acredito que a mudança será muito bem recebida pelos visitantes”, avalia Tuda. Ele explica que no primeiro momento o visitante pode achar que a exposição foi reduzida, mas está ocupando o mesmo espaço usado no Ginásio de Esportes – local que sediou o pavilhão desde quando a festa retornou para o bairro da Porteira Preta.

 

O Pavilhão Agrícola contará com mais de 500 expositores. Serão expostos aproximadamente 700 itens doados pelos principais produtores da região do Alto Tietê, entre eles:  flores, frutas, legumes, hortaliças e outros.

 

O coordenador do Pavilhão Agrícola, Yusi Edagi, explica que o tema escolhido para este ano foi “gambari”, que tem como sinônimos “avante” e “força”. “Escolhemos por causa da situação econômica do país. É preciso ter ‘força’ e muito trabalho para darmos à volta por cima. Além disso, o tema está relacionado ao ano olímpico, em que os atletas têm que dar o melhor, ter força e seguir adiante sempre”, frisa o coordenador, referindo-se aos jogos olímpicos do Rio de Janeiro deste ano.

 

O setor cultural também ganhou um espaço novo. Ficará separado dos itens agrícolas e continuará oferecendo as mesmas atrações para os visitantes:  oficinas de origami (dobradura), shodo (caligrafia), soroban (calculadora japonesa), a tradicional cerimônia do chá e podem fazer pedidos banhando três vezes o buda ou colocando filipetas de papéis no Tabanata (árvore de desejos).

  

4 dias com mais de 60 atrações artísticas e culturais

A programação do festival japonês está repleta de atrações. São mais de 60 atrações, incluindo shows musicais com cantores nikkeis, bandas clássicas e J-Rock, de dança, de instrumentos clássicos japoneses, de taiko, de artes marciais, como judô e taekwondo e um grande show de ilusionismo. Entre os cantores confirmados estão Karen Taira, Karen Ito, Yuri Takaoka, Pamela Ashihara, Bruno Maessaka, Teddy Shigueyama, Ryu Jackson, Ryck Akio, Joe Hirata e Sergio Tanigawa. O público poderá conferir ainda performances folclóricas da cultura japonesa, como de teatro japonês encenado pelo Grupo Kagura do Brasil, e a cerimônia do Tooro Nagashi, que acontecerá no primeiro dia da festa, dia 09/04, com a soltura de mais de mil barquinhos de papel com velas no lago.  Há também os concurso de beleza: o 8º Concurso Miss Akimatsuri - que visa enaltecer a cultura e a beleza nikkei das jovens descendentes de japoneses que residem na região do Alto Tietê -, e o 12º Miss e Mister Akimatsuri Junior, destinado às crianças descendentes, matriculadas em escolas das redes pública e particular de Mogi.  A programação completa das atrações está no site www.akimatsuri.com.br

 

Variedade na culinária oriental

Ponto alto da festa, a Praça de Alimentação terá food truck para os interessados em alimentos típicos de hamburgueria e boxes destinados à culinária oriental, com pratos tradicionais, como yakissoba, udon, tempurá salgado e de sorvete, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori, e outras iguarias, como doces, pastel, churrasco e espetinhos de carne, frango e linguiça. São mais de 25 boxes com opções variadas de pratos.

 

Ingressos on-line e com desconto para grupos

Quem quiser já adquirir o ingresso para a 31ª Festa do Akimatsuri pode fazer sua compra antecipada pelo site www.akimatsuri.com.br ou diretamente na bilheteria da festa por R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), neste caso para estudantes com carteirinha, professores e pessoas a partir de 60 anos. Crianças até 7 anos não pagam a entrada. As compras em grupo, pelo site, têm desconto especial.

 

Evento turístico

O Festival Akimatsuri acontece em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a cerca de 40 minutos da Capital. Tal proximidade faz com que a festa se torne um roteiro turístico muito disputado pelas pessoas que apreciam a cultura japonesa e querem passear em um local tranquilo e seguro com a família.

 

31ª Festa do Outono “Akimatsuri”

Dias: 09, 10, 16 e 17 de abril, das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 20 horas, aos domingos.

Local: Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta, Mogi das Cruzes.

Informações pelo telefone (11) 4791-2022. 

 

Programação completa no site: www.akimatsuri.com.br.      

Últimas Notícias
Img: Financiamento
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
Img: Banner Lateral
home • topo da página • página anterior •  •  • 
Img: Logo Bunkyo
BUNKYO
Associação Cultural de Mogi das Cruzes
 (11) 4791.2022
bunkyo.mogidascruzes@gmail.com
Rua Presidente Campos Sales, 230
Vila Industrial • Mogi das Cruzes/SP
CEP 08770-210
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jornalista Resp.: Carla Ortiz
Linha Fina
 (11) 98329.3839
 (11) 98329.3839
linhafina@linhafinacomunica.com.br
AKIMATSURI 2023
36º Festival de Outono
Mogi das Cruzes/SP
Av. Japão, 5919
Porteira Preta • Mogi das Cruzes/SP
CEP 08743-540
AKIMATSURI 2023
36º Festival de Outono
Mogi das Cruzes/SP
Dia 08/04/23: das 10h às 22h
Dia 09/04/23: das 10h às 21h
Dia 15/04/23: das 10h às 22h
Dia 16/04/23: das 10h às 21h
2019. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Ahead Solutions Tecnologia Ltda