Img: Akimatsuri recebe carro alegórico japonês, destaque no Carnaval Paulista
05/04/2015

Akimatsuri recebe carro alegórico japonês, destaque no Carnaval Paulista

Depois de brilhar no Carnaval de São Paulo, na escola Águia de Ouro, o carro alegórico que veio especialmente do Japão para homenagear os 120 anos de “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil” está no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes para ser exibido na 30ª edição da Festa do Akimatsuri.

Esta é a primeira vez que o carro alegórico estará à disposição do público, que poderá tirar fotos e conferir de perto a beleza e realeza do veículo, que tem 15 metros de altura e é destaque do tradicional Tachi Neputa, festival da cidade de Goshogawara, em Aomori, Japão, que acontece anualmente, de 4 a 8 de agosto.

Para ter uma ideia do tamanho do carro, oferecido sem custos pela cidade japonesa, ele teve que ser todo desmontado e desembarcou em 15 containers. Para ser transportado para a cidade de Mogi das Cruzes foram necessárias 15 carretas grandes, cedidas pela empresa JSL, parceira do evento.

Com a vinda deste carro alegórico japonês, trazido pelo Instituto Paulo Kobayashi (IPK), a Festa do Akimatsuri entra oficialmente no calendário comemorativo dos 120 anos do Tratado.

A montagem da alegoria, que se destacou na passarela do samba paulista, está prevista para começar na próxima segunda-feira (06/04), dentro do Centro de Negócios da festa.

“É um dos carros do festival de Tachi Neputa. Traz como símbolo um agradecimento aos brasileiros pela ajuda dada após o Tsunami (ocorrido em 2011). O carro simboliza isso e afugenta esse mal”, explica o presidente do Conselho do IPK, Victor Kobayashi.

Ele ainda destaca que será uma oportunidade única de o público chegar perto do carro. “As pessoas que puderam ver pela televisão agora poderão conferir os detalhes de perto, as luzes e até tirar fotos”, aponta Kobayashi lembrando o apoio da cidade de Goshogawara.

Para que chegasse até Mogi das Cruzes o IPK ainda contou com a parceria da empresa de logística JLS, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Supermercado Nagumo, além do apoio do deputado do federal Walter Ihoshi (PSD). “O Akimatsuri será o primeiro local onde o carro ficará em exposição. Já somos parceiros antigos da festa e consideramos o festival um importante evento”.

O evento ainda contará com uma extensa programação cultural e artística que já está disponível no http://www.akimatsuri.com.br.

Águia de Ouro em Mogi das Cruzes

Também está prevista a vinda de um grupo da escola de samba Águia de Ouro, de São Paulo, para animar mais a festa. Cerca de 40 a 45 integrantes da escola entreterão o público com o samba que levantou a plateia durante o Carnaval deste ano.

De acordo com a direção da escola, a apresentação envolve a vinda de membros da bateria, passistas, mestre salas e porta bandeira,  entre outros integrantes. A apresentação está marcada para o dia 12 de abril (domingo), às 19 horas.

Convites

Ainda no site será possível comprar os convites para festa antecipadamente, pela própria internet. A proposta da organização do Bunkyo de Mogi das Cruzes é proporcionar ainda mais conforto a todos que comparecem ao Akimatsuri, um dos maiores festejos do gênero no Brasil.

O endereço da festa é Avenida Japão, 5919, bairro Porteira Preta, Mogi das Cruzes/SP. Mais informações pelo telefone 4791-2022.